O Presidente do Sindicato Rural de Arroio Grande e Coordenador da Regional 7, Ladislau Silveira, reuniu-se no início da tarde dessa quinta-feira (12), com o Prefeito, Ivan Guevara e Vice-prefeito, Casca Silva. O líder sindical apresentou para os líderes do Executivo Municipal a solicitação de uma agenda com a equipe responsável por desenvolver o Aplicativo AbigeApp, plataforma que surge como uma alternativa de combate ao abigeato. A tecnologia oferece um banco de dados digital, com armazenamento em nuvem, para o registro de marcas e sinais de animais para as prefeituras municipais. A tecnologia substitui os livros de papel usados hoje neste serviço. As autoridades de segurança pública utilizam um aplicativo com recursos de inteligência artificial para consultar este banco de dados, identificar a propriedade dos animais apreendidos e agilizar a investigação em crimes de abigeato. Alguns municípios da região já aderiram ao serviço e diante da importância da ferramenta e a realidade enfrentada pelos produtores e segurança púbica, o Executivo Municipal demonstra interesse em aderir a tecnologia de monitoramento.