Nunca é demais destacar o trabalho desenvolvido com a parceria do Governo Municipal e dos Produtores Rurais no atendimento das estradas do interior de Arroio Grande. A grande extensão rural do município seria impossível de ser atendida de forma permanente se não houve essa integração. A criação do Fundo Municipal de Estradas (FME), através de Lei de autoria do então vereador João Carlos Furtado "Chorê", autorizando o Poder Executivo em repassar recursos para serem aplicados em serviços de recuperação e manutenção de vias públicas ou aquisição de maquinários para a frota da secretaria de Obras, foi um avanço e é um dos mecanismos utilizados para que a trafegabilidade possa acontecer sempre com as melhores condições possíveis nas estradas municipais.
Em recente reunião entre o Executivo Municipal e o Conselho das Estradas, integrado por lideranças rurais e representantes sindicais do setor, foi tratado sobre a viabilidade de um aporte financeiro do FME de R$ 200 mil para a secretaria municipal de Obras para aquisição de uma máquina moto-niveladora orçada no valor de R$ 946 mil.
Conforme o secretário municipal de Obras, Adilson Andrade, a nova máquina terá grande utilidade, principalmente, nesse período em que os produtores estão envolvidos com o plantio das lavouras. "O nosso produtor que tanto contribui para o desenvolvimento do município, precisa que as estradas estejam sempre em boas condições, mas são nesses períodos cruciais de plantio e de colheita onde intensificam-se o trafego de caminhões e maquinas e isso exige uma atenção maior de nossa parte", explicou o secretário. O conselho gestor do FME aprovou o repasse de recursos.