O Mapa do Turismo é um instrumento do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, para orientar políticas públicas do órgão nas mais de 300 regiões traçadas. Por seguir os critérios estipulados através do trabalho da secretária Ivana Caldas Acosta, Arroio Grande está incluído no Mapa 2019-2021, no grupo de municípios da Costa Doce na divisão da Região Sul. 


Na quinta-feira (04), Ivana esteve no gabinete da Prefeitura para apresentar ao prefeito Ivan Guevara e ao vice Casca Silva o certificado, bem como explicar as potencialidades que isso representa para o desenvolvimento arroiograndense. Entre elas, o fato de que estar incluído no Mapa é um bom indicador da competitividade do município na captação de recursos federais.


Além disso, o instrumento permite ao Governo Federal acompanhar o desempenho das economias turísticas locais e serve de subsídio para a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos. 


Para ter acesso a essa importante ferramenta, a secretária Ivana segue os critérios obrigatórios de fomentar um órgão em atividade e conselho municipal funcionando, ter orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. 


O Mapa do Turismo (2019-2021)  faz parte do Programa Federal de Regionalizacão do Turismo e pode ser acessado no link: http://www.regionalizacao.turismo.gov.br/images/conteudo/LIVRO_Mapa.pdf