O respeito TRANSforma o sentimento. Foi com esse sloganque a Prefeitura de Arroio Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult-AG), desenvolveu uma série de conteúdos educativos sobre questão de gênero e transexualidade em seus canais oficiais de comunicação no mês de janeiro, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, marcado no calendário no 29.

Entre os dias oito e 29 de janeiro, oito publicações foram desenvolvidas em formato de cards pela Secretária de Cultura Anelize Carriconde e o designer e Diretor de Eventos Fabrício Cruz. Os cards exploraram conceitos para compreensão de questões de sexo, orientacão sexual, identidade de gênero e suas diferenças, com legendas explicativas e dicas de filmes e documentários. O objetivo foi tratar de forma clara e acessível temas que possam parecer complexos ao entendimento do público, para, assim, fomentar o respeito.

Além dos cards, a campanha contou com um documentário audiovisual com relatos de pessoas trans sobre sua vivência em Arroio Grande, suas relações com seu gênero, a experiência na escola, na adolescência, no mercado de trabalho, com relacionamentos afetivos e familiares. O vídeo foi desenvolvido a partir de parceria da Secult com a jornalista Victória Salomão, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

É o primeiro registro nesse formato sobre a comunidade trans de Arroio Grande. O material está publicado no canal do YouTube AG TV Web e pode ser acessado aqui. Idealizada principalmente para o meio digital, a iniciativa já alcançou 24.828 pessoas nas plataformas de Internet e foi marcada também de forma física na entrada da cidade, com a colocação de uma placa com a imagem oficial de divulgação.