Além de ter entregue a obra das novas baias no canil municipal, uma demanda de saúde pública que envolve toda a comunidade, um dia após mais duas ações de caráter social: o centro de defesa e convivência da mulher e um veículo zero quilômetro para o conselho tutelar, mostra o quanto a administração pública está voltada para as causas sociais.
Dento da Abertura Oficial da Programação de alusiva aos 149 anos de Arroio Grande, aconteceu na manhã dessa terça-feira (22), a inauguração do Centro de Defesa e Convivência da Mulher e o ato de entrega de um veículo 0KM para o Conselho Tutelar.
A criação do espaço faz parte do conjunto de políticas públicas direcionadas as mulheres do município, sendo parte importante da proteção social.
O ato de inauguração e entrega do veículo, reuniu representantes do Conselho Municipal das Mulheres- CMDM, Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, Levante das Mulheres, Rotary Club, Vereadores, Delegada da Policia Civil, Juliana Garrastazú e Talles Stam Gerente da Cooperativa Sicredi que foi o responsável por adquirir a mobília para a casa, através do projeto Juntos Pelo Bem cadastrado pelo Rotary Club de Arroio Grande.
O Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social, Inácio Lima, ao pronunciar-se destacou que o trabalho no avanço de políticas públicas é fruto de uma soma de esforços de diversos órgãos, sendo a casa um ponto de referência para as mulheres que sofrem de violência.
Ao referenciar a importância do papel da mulher na sociedade, o Vice-prefeito, Casca Silva, aponta o grande avanço social implementado pela administração. Silva ainda destaca a importância da aquisição do veículo para o Conselho Tutelar que deve dinamizar os atendimentos do órgão que atua na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. O veículo, Jeep Renegade, foi viabilizado através do Senador Luis Carlos Heinze.
O espaço inaugurado, além de promover o acolhimento, tem o objetivo de melhorar a auto estima e a autonomia das mulheres através do atendimento especializado e direcionado. A Promotora de Justiça, Dr(a) Cristiane Levien, ressaltou que o município necessitava da criação de um ambiente que promovesse o acolhimento, e que a inauguração do Centro concretiza um comando legal que fortalece a defesa dos direitos da mulher.
A Juíza da Comarca de Arroio Grande, Dr(a). Vanessa Nogueira, trouxe à tona em seu discurso a realidade enfrentada pelas mulheres que sofrem de violência no município, tanto física como psicológica, destacando o grande avanço que representa a inauguração do espaço. “Estou muito feliz de poder falar para as mulheres que agora há um lugar para recebe-las de portas abertas. A gente sabe que o ciclo de violência não se resolve da noite para o dia e tendo esses mecanismos em que as vítimas saberão que terão onde comer e dormir, com certeza vai encorajá-las a romper com esses ciclos”- declara Vanessa. A Juíza ainda ressaltou que o veículo para o Conselho Tutelar deve auxiliar de maneira eficaz nos atendimentos das ocorrências, reforçando a importância da unidade entre os poderes para efetivação de tais ações.
Finalizando o ato o Prefeito, Ivan Guevara, ressaltou que as conquistas e os importantes avanços em políticas públicas no âmbito municipal são fruto da busca pelo bem comum e que coloca o município como referência. “Espero que possamos conseguir sempre construir mecanismos para diminuir qualquer tipo de violência” - finaliza Guevara ao agradecer a todos que colaboraram para a abertura do Centro de Defesa e Convivência da Mulher.