A equipe da Vigilância em Saúde vem realizando ao longo da semana uma série de atividades buscando conscientizar a comunidade quanto ao combate ao mosquito da Dengue. Chamada de Semana D, as ações coordenadas pela equipe buscam trazer acima de tudo o acesso a informação para a população, dessa forma evitando a proliferação do mosquito e consequentemente a transmissão do vírus. Na manhã dessa quinta-feira (14), a equipe realizou um trabalho de abordagem e panfletagem na sinaleira central, contando com a presença do mascote da campanha, o mosquito.
Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti. É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Entre as medidas a serem adotadas estão, esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.
Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.