EMENDA IMPOSITIVA: Prefeitura executa obras de iluminação pública
-Indicações do vereador Lizandro Araújo são as primeiras a serem implantadas no município
As emendas impositivas são fruto da interação entre vereadores e comunidade. Em suas indicações estão várias reivindicações da população em áreas como segurança, educação, infra-estrutura, saúde, entre outras. Essas novas programações orçamentárias possibilitam que os parlamentares possam atender as demandas das comunidades que representam. Ressaltando que a intenção não é a de impor restrições ao Poder Executivo, mas ao contrário: os vereadores conhecem os problemas do Município mais de perto, visto que ouvem e presenciam as dificuldades dos moradores, seja em seus bairros, nas ruas, em suas residências ou até mesmo àqueles que os procuram na própria Casa Legislativa. Prova disso é que esta Lei reservará 50% dos recursos orçamentários e financeiros para área da saúde do Município. Em Arroio Grande cada vereador recebeu R$ 99.200,00 no total em emendas impositivas, sendo que 50% desse valor é destinado exclusivamente para a área da saúde municipal.
O vereador Lizandro Araújo "Lili" (PSDB) indicou a aplicação dos 50% dos recursos gerais para a secretaria municipal de Obras com objetivo de serem aplicados em melhorias na iluminação pública, em pontos estratégicos da cidade como avenidas e ruas de acesso às escolas noturnas e bairros mais distantes. A prefeitura investiu na contrapartida e na mão de obra para execução dos serviços e conforme informou o secretário Adilson Andrade, 140 pontos tiveram a colocação ou substituição por lâmpadas de led, garantindo melhor segurança, durabilidade e economia.
No início da semana o Prefeito Ivan Guevara, o vereador Lili Araújo e o secretário de Obras, Adilson Andrade, visitaram os bairros Promorar (Av. Marcos C. Filho), São Gabriel (rua Coronel Otávio Esteves - via pública que será beneficiada com a nova iluminação em breve), Silvina Gonçalves (rua 3 de Abril), João Thomaz Munhoz acesso à Silvina) e Novo Tempo que teve toda a iluminação substituída por led.
"Tenho certeza que, com a instalação dessa iluminação, teremos mais segurança para a população. Sei que existem outros pontos da cidade que carecem da mesma atenção, mas um passo de cada vez. Continuamos em frente. Não me interessa partidos políticos, A ou B, oposição ou situação, o que importa é a qualidade de vida da população, segurança e embelezamento de nossa cidade, além, é claro, da economia com a conta de iluminação pública", justificou o vereador Lili Araújo.
O Prefeito Ivan Guevara comentando sobre as emendas impositivas disse que "são oportunidades para os vereadores somarem-se na execução de obras e serviços à comunidade". As emendas impositivas precisam contemplar ações que estejam incluídas no orçamento anual da prefeitura e podem, sim, dinamizar o atendimento de demandas coletivas através dos representantes populares, os vereadores.