A Secretaria Municipal de Saúde é uma das pastas consideradas vitais para administração pública de Arroio Grande, principalmente nos últimos anos em que os serviços relacionados a saúde passaram por transformações por conta da pandemia. Para apresentar um balanço do trabalho realizado em 2021, o Secretário responsável pela administração da pasta, João Carlos Caldeira “Cacaio”, concedeu entrevista destacando pontos importantes na condução das ações. Com uma história ligada ao serviço público, Cacaio aceitou o desafio de assumir a saúde municipal em meio a um momento delicado em que o município apresentava altos índices de casos de covid-19. Mesmo com as adversidades, o trabalho começou alinhado no sentido de prestar o atendimento a comunidade sem deixar de projetar novos investimentos. Já nos primeiros meses as ações da secretaria voltaram-se para a revitalização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com reformas estruturais e a implementação de novos serviços. Em meio a isso, os esforços também eram concentrados no enfrentamento a pandemia, com a organização do cronograma buscando agilizar a vacinação da população e a manutenção das estruturas físicas com equipes específicas para o atendimento dos pacientes com covid-19. De acordo com Caldeira, o gasto com toda a estrutura para o enfrentamento a pandemia chegou a R$ 240 mil por mês. “Graças ao planejamento orçamentário conseguimos manter os serviços junto a comunidade e proporcionar investimentos, inclusive com a ampliação do atendimento”- destaca Caldeira. O aumento da frota de veículos e no horário de atendimento na Policlínica com o objetivo de atender aos trabalhadores, foram ações que já dão resultados positivos na saúde municipal. Com um perfil de trabalho ativo, Cacaio destaca que busca acompanhar o atendimento que é prestado pelos profissionais junto aos pacientes para viabilizar a capacitação necessária e que o objetivo é proporcionar um serviço de acolhimento humanizado. Um dos assuntos pautados durante a entrevista, foi a parceria com a Santa Casa de Misericórdia, no sentido de viabilizar a realização de cirurgias. “Nossa expectativa nessa parceria é grande e nosso objetivo é ampliar e fortalecer os atendimentos junto a nossa comunidade” - ressalta o secretário ao comentar a parceria em que o Executivo Municipal foi fundamental nos investimentos para a liberação do bloco cirúrgico.

Unidades Básicas de Saúde e Transporte

O município tem investido na Atenção Básica, nesse sentido as três Unidades dispõem de um cronograma de trabalho com reuniões semanais das equipes, atendimento da enfermagem e a implementação das farmácias distritais, sempre com ações que buscam aproximar a comunidade dos serviços ofertados através do trabalho dos Agentes de Saúde e Assistente Social. Um dos departamentos considerados de extrema importância, é o setor de transportes, já que o município atualmente desloca pacientes para mais de 10 cidades de referência contando com mais de 40 funcionários a disposição. Nesses 11 meses de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu quatro novos veículos, sendo prevista a aquisição de mais dois. Além disso, uma van foi recuperada para dar suporte no transporte de pacientes oncológicos e um carro que está sendo utilizado no deslocamento dos Agentes junto às Unidades de Saúde. O município ainda disponibiliza de dois ônibus que se deslocam para Pelotas e Rio Grande.