À frente da pasta da Educação, Maria Angélica Afonso Cardozo, abriu a série de entrevistas com os Secretários Municipais em um trabalho produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio Grande. 

A ideia é proporcionar um espaço para que os gestores apresentem um balanço dos 11 meses de atividades junto a administração pública municipal. Maria Angélica realizou um balanço das ações desenvolvidas junto a educação municipal, destacando que durante o período pandêmico a equipe que efetuou um diagnóstico para atualizar a situação das escolas, sendo feito posteriormente um trabalho de reforma estrutural nos prédios escolares. 

No âmbito pedagógico, foi idealizado um projeto para a adequação ao ensino híbrido e ultimamente para a modalidade presencial, diante das constantes transformações impostas pela pandemia. Um dos projetos implementados e já com resultados satisfatórios, foi o Laboratório de Aprendizagem, proposta que busca proporcionar o reforço escolar em turno inverso. A secretária destaca que diversos investimentos foram feitos, como na aquisição de kits multimídia que foram distribuídos para as escolas como forma de auxiliar professores e alunos no aprendizado remoto, aquisição de um veículo para transportar a merenda escolar, aquisição de tatames e máquinas de lavar roupa para as Escolas de Educação Infantil e melhorias estruturais como construção de muros, banheiros com acessibilidade e diversas reformas prediais.

 As obras ainda seguem sendo implementadas, com a adequação dos espaços físicos e da estrutura das cozinhas com a aquisição de equipamentos para auxiliar no trabalho. Durante a entrevista, Maria Angélica divulgou com exclusividade, a implementação de um projeto piloto para 2022 de ensino integral na E.M.E.F Neir Horner da Rosa. Já para os professores, a Secretaria Municipal de Educação investiu em Formação Continuada através de uma parceria com o SESC, buscando adequar o ensino para a atual situação vivenciada. O transporte escolar, também foi pauta da entrevista, já que é considerado pela secretária um assunto que requer atenção diante da complexidade logística e o grande número de linhas que devem ser ativadas com a finalidade de atender a todos os alunos. 

“ Acreditamos e defendemos a educação como principal meio de transformação social”- declara Maria Angélica ao agradecer a equipe de profissionais que atua incansavelmente para a manutenção do trabalho.