O baixo volume de chuvas registrados em Arroio Grande nos últimos meses, tem preocupado o setor produtivo e mobilizado as autoridades locais, sendo uma das pautas que tem ganho uma atenção especial nesse início de ano.
Em reunião realizada no Gabinete do Prefeito na manhã dessa última segunda-feira (10), envolvendo a Secretaria Municipal de Agricultura, EMATER e representantes da Defesa Civil local, foi tomada a decisão de decretar Situação de Emergência. Na reunião foram apresentados os dados levantados pela EMATER, onde foram consultados produtores de toda extensão do município e órgãos ligados ao setor produtivo, como forma de levantar as informações necessárias para o monitoramento da situação.
A cultura da soja, milho, bovinocultura leiteira e de corte, fruticultura e hortaliças, são citadas no relatório como as principais afetadas nesse momento, além da falta de água para o consumo animal e humano que afeta as comunidades do interior. As últimas chuvas registradas no município têm se demonstrado muito irregulares e isoladas e as previsões não apontam um quadro com quantidades satisfatórias.
“A situação é crítica em relação a estiagem e o decreto de emergência não vai trazer grandes resultados, mas possibilita ao produtor e ao município ampliar o pagamento do que foi investido com prorrogações, parcelamentos e até isenções”. – declara o Secretário Municipal de Agricultura, Henrique Pereira.