Na manhã da última segunda-feira (22), o Vice-prefeito Casca Silva esteve no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores João Cézar Larrosa (Partido dos Trabalhadores), para tratar do aumento de casos de Covid-19 no município, bem como a alta incidência entre os jovens e a gravidade dos sintomas que têm acometido os infectados. Casca demonstrou, nesse sentido, preocupação do Executivo em buscar novas medidas de contenção e, sobretudo, em trabalhar a consciência da população sobre a gravidade do cenário. 


Estiveram presentes também os vereadores do Progressista, a Coordenadora de Governo Roseane Guevara e a secretária Municipal de Educação Maria Angélica Cardozo. O presidente João Cézar declarou estar ciente da situação do município e demonstrou apoio à pauta levantada. O vereador destacou a necessidade de Legislativo e Executivo trabalharem em conjunto por medidas necessárias à saúde pública neste momento. 


Nos próximos dias, o foco da Prefeitura de Arroio Grande deve continuar em prestar os serviços de fiscalização, vigilância e Saúde necessários para a eficácia dos recentes decretos estaduais de combate ao Coronavírus (saiba mais aqui). E está na mesma agenda o projeto de uma campanha de conscientização principalmente da populacão jovem sobre a importância de tomar os cuidados de higiene, distanciamento e isolamento cabíveis e necessários no atual contexto. 


“Agora, mais do que nunca, essa enfermidade está atingindo a juventude. Temos índices apavorantes. Uma jovem de 24 anos, por exemplo,  precisou do tratamento da UTI. Pelo bem da comunidade e integridade de suas vidas, precisamos  aumentar as medidas de controle e buscamos apoio da Câmara nesse sentido. Tecnicamente, a capacidade do nosso hospital já está esgotada.  E daqui a 10 dias, pode estourar o surto das pessoas que viajaram e confraternizaram no feriado de carnaval. Por mais que tenhamos aumentando a equipe da vigilância, não tem como conter a população se essa não se conscientizar. Além de suas vidas, nossa preocupação é com os trabalhadores de saúde, que estão exaustos, e com nosso comércio, nossos empreendedores, porque se a população não se prevenir e evitar a circulação do vírus, quem sofre é o comércio,  como já vem sofrendo e pode sofrer por mais tempo”, explica o vice-prefeito.


Além dessa pauta, foi tratado também do projeto levado à aprovação da Câmara pela Secretaria Municipal de Educação, para contratação de professores e funcionários para suprir as vagas nas escolas. A secretária Maria Angélica destacou a urgência em aumentar o quadro, para que se supra o déficit existente na pasta e para que seja possível que os novos contratados- se aprovada a proposta- recebam treinamento adequado da plataforma de ensino remoto.