Foram três dias da festa literária mais esperada do ano que, desta vez, teve como sede a praça Getúlio Vargas – popularmente conhecida como Praça dos Esportes. Uma das pautas da 16ª Edição da Feira do Livro foi mobilizar a comunidade e chamar a atenção para as festividades dos 150 anos de emancipação política de Arroio Grande, que acontece em 2023. E para isso, o Fórum 150 anos foi um dos destaques, juntamente com o Brainstorming da identidade visual.

A presença ativa do patrono Jorge Braga recepcionando os visitantes e participando de todos os momentos, inclusive com suas obras infantis e de poesia, fortaleceu o evento servindo como elo de ligação entre autor e leitor.

Organizada pelo Executivo municipal, por meio das secretarias de Cultura, Educação e Meio Ambiente, com o apoio das secretarias de Planejamento, Obras e Agricultura, a Feira teve início na manhã de quinta-feira (17).

Outro momento importante da Feira foram os painéis que trataram sobre as etnias formadoras do povo arroio-grandense: os açorianos, os minuanos e os negros. Para esses debates foi fundamental a condução do Dr. Sérgio Silveira Canhada, do pesquisador Cláudio Corrêa Pereira e do professor Vinícius Oliveira. A temática dos povos originários será forte nas comemorações do sesquicentenário.

Destaque dessa edição foi a presença de mais de 20 autores que trouxeram suas obras para apresentar ao público de Arroio Grande: romancistas, historiadores, poetas, cronistas… uma variedade de mais de 30 títulos circulou pela área dedicada aos lançamentos.

Também tiveram espaço as variadas formas de linguagem com a intervenção das artes visuais e do hip-hop e da galera da Cultura de Rua que veio dar o seu recado na Feira.

Crianças, jovens, adultos e idosos tiveram espaço na Feira entre apresentações artísticas, gincana literária entre as escolas, contação de histórias, e autógrafos de trabalhos literários.

Várias entidades participaram do evento: a Academia de Letras e Artes de Arroio Grande, mais uma vez, teve efetiva participação de seus autores; o artesanato da Associação Arroio-grandense de Artesãos e da Cooalã também foi muito prestigiado; a Secretaria de Turismo esteve comercializando os produtos da Terra de Mauá; participações do CRAS, CCI e APAE no palco; e a promoção “Reciclagem Premiada” da Secretaria de Meio Ambiente; além dos livreiros que trouxeram uma grande variedade de títulos literários.

No palco, estiveram Cassiano e banda, Marcela Mescalina e banda e Roda de samba levando a boa música e o talento da gente da nossa terra.

Ao final da Feira, a secretária de Cultura, Anelize Carriconde anunciou que na 17ª Feira do Livro, em 2023, a Feira do sesquicentenário, terá como homenageada a professora Dilsa Silveira Madruga e, como patronesse, a professora Maristela Machado Corrêa.