Dentro da programação em comemoração aos 149 anos de Arroio Grande, aconteceu na manhã dessa segunda-feira (21), a inauguração das novas instalações do Canil Municipal. O ato reuniu representantes do Executivo, Legislativo e secretariado Municipal e Ministério Público que prestigiaram o momento considerado um avanço nos cuidados com os animais no município. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é responsável pela manutenção do trabalho, sendo realizada a revitalização do espaço do canil, além de promover o acolhimento e o tratamento dos cães abrigados no espaço e que são disponibilizados para adoção. A obra inaugurada trata-se de 10 baias que possibilitam abrigar cerca de 150 cães em um espaço considerado referência para a região. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Virissimo de Britto Cunha, a obra representa um avanço do município na diminuição de animais abandonados nas ruas e por consequência uma ação de saúde pública. No ato a Promotora de Justiça, Dr(a). Cristiane Maria Scholl Levien, manifestou alegria ao participar da inauguração da estrutura que agora passa a propiciar bem-estar no acolhimento dos animais, nessa que também é uma preocupação da comunidade. “O município de Arroio Grande nas suas sucessivas gestões tem se empenhado em cuidar dos animais, e aqui está sendo cumprida a legislação como um exemplo para o Estado em estrutura de controle e cuidado com os animais”- declara Cristine. O Prefeito, Ivan Guevara, ao se dirigir aos presentes, ressaltou a importância do município se adequar a legislação no que diz respeito ao cuidado com os animais. “Acredito que humanização e respeito devem ser aplicadas no trato com os animais, por isso estamos fazendo o melhor para o cumprimento da legislação propiciando o cuidado necessário para esses cães”- afirma o líder do Executivo Municipal. Guevara ainda anunciou a ampliação da obra com a construção de mais um módulo para abrigar os animais.