-Os profissionais integram o Programa Médicos Pelo Brasil e são os primeiros a serem confirmados para a metade sul do estado
A notícia tão esperada pelos gestores municipais foi oficializada na segunda-feira-feira, à noite, pelo vice-prefeito Casca Silva e pela secretária de Governo Roseane Guevara que cumpriram agenda em Brasília, tendo como principal pauta a liberação destes dois profissionais indicados pelo novo programa federal para Arroio Grande. O município vem sofrendo com a falta de médicos desde a extinção do Mais Médicos que disponibilizava três médicos para as UBSs locais.
Em entrevista o prefeito Ivan Guevara ratificou a importância do trabalho presencial junto as bancadas gaúchas no Congresso e nos ministérios em Brasília e em Porto Alegre com as lideranças estaduais e o Palácio Piratini, do vice-prefeito Casca Silva e da secretária Rose, designados para exercerem, exatamente, a tarefa de captar recursos nas duas esferas e defendendo a execução de projetos protocolados ou apresentando novos pleitos do município.
-"NEM SEMPRE A REPRESENTATIVIDADE DOS PARLAMENTARES REGIONAIS É SUFICIENTE PARA QUE AS REIVINDICAÇÕES E AS DEMANDAS LOCAIS SEJAM ATENDIDAS. A BUROCRACIA É MUITO GRANDE E EXIGE PERSISTÊNCIA E PERMANENTE BUSCA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PORQUE SÓ OS RECURSOS ARRECADADOS AQUI NÃO SÃO SUFICIENTES PARA TORNAR REALIDADE OS PROJETOS E ATENDER AS NECESSIDADES DOS CIDADÃOS... LAMENTO QUE ALGUMAS PESSOAS DESCONHECEM ESTE TRABALHO QUE É UMA EXTENSÃO DO GABINETE DO PREFEITO JUNTO AOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL E CRITICAM DE FORMA MALDOSA A LUTA DE NOSSO VICE PREFEITO CASCA E DOS SECRETÁRIOS NESTAS OUTRAS DUAS ESFERAS", desabafou Guevara.
O prefeito acrescentou que a recente resposta para a importância deste trabalho "externo" que seu governo faz é a confirmação dos dois médicos, tornando Arroio Grande o primeiro município da metade sul a ter os profissionais do Programa Médicos Pelo Brasil credenciados para atuarem a partir do mês de agosto nas unidades de saúde.
No final da tarde de terça-feira, como uma das últimas agendas na Capital Federal, Casca Silva e Roseane Guevara, participaram de reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com a presença de prefeitos e representantes políticos da região sul do estado tratando assuntos do novo Programa implantado pelo Governo Federal e de outras demandas dos municípios. Casca Silva protocolou no Ministério da Saúde o pedido de mais um médico para o município, já que Arroio Grande contava com três profissionais no programa anterior, e a liberação de três equipe de profissionais para trabalharem na saúde básica: equipe de Saúde da Família (ESF); equipe de atenção primária (EAP) e equipe de saúde bucal (ESB), aguardando os trâmites burocráticos para que sejam publicadas no Diário Oficial da União.