Promovido pela Liga dos Blocos Burlescos e Sociais de Arroio Grande (LIBAG) e Prefeitura de Arroio Grande através da Secretaria Municipal de Cultura, o evento Monteiro Folia levou grande público até a Dr. Monteiro, rua que nas noites de Carnaval virará a Passarela do Samba. A noite quente de sábado foi o palco perfeito para o público prestigiar o show com o DJ Lucas Andrade e direto de Pelotas, finalizando a programação a apresentação da Academia do Samba. Durante o evento também foi realizado o sorteio da ordem dos desfiles das Escolas de Samba para o Carnaval 2023 com a participação dos representantes das agremiações carnavalescas e Corte do Carnaval.
Ordem dos desfiles:
Sábado 18/02: Escola Mirim Aprendizes do Samba, Promorar e São Gabriel
Domingo 19/02: Acadêmicos do Grande Arroio e Samba no Pé
Segunda 20/02: Escola Mirim Aprendizes do Samba, Promorar e Acadêmicos do Grande Arroio
Terça 21/02: São Gabriel e Samba no Pé.