Grande é a demanda por cirurgias que chega constantemente à Secretaria Municipal de Saúde, problema evidenciado pela ausência de políticas públicas referente a especialidade nos âmbitos federal e estadual. Nos últimos meses a administração municipal vem trabalhando com o objetivo de solucionar e viabilizar o maior número de atendimentos para a comunidade arroio-grandense. Em um primeiro momento, foram realizadas 34 cirurgias no hospital local, sendo previstas mais 84 cirurgias, totalizando 118 procedimentos a serem realizados com um investimento de R$ 160 mil em recursos próprios, ação que deve zerar a fila de espera. Em entrevista o Prefeito, Ivan Guevara, destacou que o assunto sempre foi tratado com seriedade, desde a gestão anterior em que estava na condição de Vice-prefeito, diante da alta demanda reprimida. De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, somente no ano passado foram realizadas cerca de 560 viagens para Piratini, município que até então era referência para Arroio Grande, sendo realizadas nesse período apenas duas cirurgias. “Vejam bem o investimento por parte do município e a esperança que se tem para a realização de uma cirurgia, que na maioria das vezes não se concretiza”- ressalta Guevara. Após o processo de adequação do hospital de Arroio Grande, com o credenciamento para o recebimento de recursos oriundos de emendas parlamentares, resultando em investimentos estruturais e com a ajuda do município na adequação do Bloco Cirúrgico, houve um comprometimento administrativo por parte do Estado, que parte desses recursos fossem destinados para a realização dos procedimentos em Arroio Grande. Com isso, foram viabilizadas as primeiras 34 cirurgias de hérnia e vesícula. Com a sobra desses recursos e o apoio da Câmara de Vereadores, foram liberados mais R$ 54 mil para a realização de mais 30 procedimentos cirúrgicos e posteriormente mais 54 cirurgias com os recursos municipais. Além das cirurgias realizadas em Arroio Grande, conta-se ainda com dois procedimentos mensais que deverão ser realizados em Jaguarão, que através da nova pactuação tornou-se município de referência para Arroio Grande. O Secretário Municipal de Saúde, João Carlos Caldeira, explica que na próxima segunda-feira (30), será realizada a triagem dos pacientes baseados em uma lista de espera “Vamos praticamente zerar as cirurgias de hérnia e vesícula, algo importante já que temos casos de espera de 5 anos para atendimento”. – declara Caldeira. A Secretária Adjunta, Bibiana Lisboa, complementa que os procedimentos que serão realizados representam as maiores demandas por cirurgia geral. A política de captação de recursos somada a parceria com a Câmara de Vereadores, tem propiciado que investimentos como esse sejam efetivados, sendo a ação municipal fundamental em uma demanda que deveria ser suprida pelas esferas estadual e federal.