Umas das últimas reuniões em Brasília do vice-prefeito, Casca Silva, e da secretária de Governo, Roseane Guevara, na semana passada, foi com o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles Galmés, numa agenda que tratou temas sobre o desenvolvimento na região sul com a implantação da sonhada hidrovia do MERCOSUL, ligando Brasil-Uruguai, que impulsionará o comércio entre os dois países e o desenvolvimento turístico. A obra, que consiste na dragagem do Canal Sangradouro até a Lagoa Mirim, passando pelo Canal São Gonçalo (Santa Isabel /Pelotas) e chegando a Rio Grande.
-“Estamos deixando para trás essa visão de que toda exportação tem que sair do Porto de Montevidéu. Essa não é uma visão moderna, a produção tem que ter uma logística competitiva. Se tem que sair do Porto de Montevidéu que assim seja, mas se tem que sair porque é mais perto ou ecologicamente sustentável pelo Rio Grande do Sul, melhor ainda. A distância será menor, os custos serão menores e os custos ambientais também serão menores. Tanto o Uruguai quanto o Rio Grande do Sul podem ter um motor de desenvolvimento nos próximos meses e anos" - expressou o Embaixador Guillermo Galmés.
O projeto é discutido há mais de 50 anos e, agora, ganhou força com a iniciativa do Governo Federal e de lideranças gaúchas no Congresso, como o Senador Luis Carlos Heinze, em colocar a idéia na prática. Conforme apuraram os representantes do Executivo arroiograndense, o processo está em andamento e recebe amplo apoio do governo uruguaio.
SANTA ISABEL - A estada na Capital Federal de nossas lideranças rendeu frutos imediatos para o município. Além de recursos para a saúde pública (Deputado Pedro Westphalen) e uma máquina para atendimento de estradas rurais (Senador Heize), concretizou-se a liberação de recursos para a orla do São Gonçalo, em Santa Isabel, de R$ 500 mil, através de emenda parlamentar do Deputado Marcelo Moraes. Somam-se mais R$ 700 mil da Secretaria Estadual de Turismo e uma contrapartida do município para a execução da obra de melhorias. O investimento visa, também, proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento do turismo na "Vila Famosa".
ÚLTIMAS INFORMAÇÕES - A secretária de Governo, Roseane Guevara, acompanhada da secretária de Turismo, Ivana Caldas, esteve na quinta-feira, 24, no gabinete do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, discutindo detalhes do projeto com Cláudia Mara Borges, Diretora Geral, e com João Bertoldi, Diretor de Desenvolvimento e Qualificação.