A longa estiagem que assola a região sul mudou a rotina dos moradores da zona rural de Arroio Grande, seja pela falta d'água potável ou por prejuízos na agricultura. Há meses vários municípios decretaram situação de emergência em conseqüência da escassez de chuvas, mas a maioria dos municípios não receberam nenhum auxílio do Governo Estadual. bovinocultura de corte, com danos das pastagens e diminuição de peso do gado. A seca tem reflexo também na economia, com aumento dos custos e diminuição do consumo. Este é mais um agravante na situação já complicadíssima dos municípios gaúchos pela pandemia de coronavírus.

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA – Numa parceria com o Exército Brasileiro, a prefeitura de Arroio Grande está levando água potável às propriedades dos pequenos produtores nos assentamentos do município.
O prefeito Henrique Pereira agradeceu ao Comandante do 12º RC Mec de Jaguarão, Tenente Coronel Rodrigo Lima, que se sensibilizou com a situação enfrentada pelos produtores e enviou um caminhão-pipa com capacidade de armazenamento de 1.200 litros d’água até as propriedades. O veículo é reabastecido através dos hidrômetros da Corsan na zona urbana e estará duas vezes por semana em Arroio Grande, até quando persistir o clima seco.