A Prefeitura de Arroio Grande, por meio de uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia local, realizará um total de 62 cirurgias de vesícula e hérnia, com o objetivo de zerar a fila de espera desses procedimentos na cidade. Inicialmente, 118 cirurgias já foram realizadas, eliminando a lista de espera existente até então.
O prefeito Ivan Guevara, juntamente com o secretário Municipal de Saúde, João Carlos Caldeira, e o Diretor Geral do Hospital, Delanir Lima, formalizaram o Termo de Fomento que possibilitará a realização dessas novas cirurgias. Os recursos para viabilizar os procedimentos, no valor de R$ 277.800,00, foram destinados pelo Senador Paulo Paim (PT). Segundo Caldeira, essa ação é fundamental para acelerar o processo de realização das cirurgias, visto que, considerando os procedimentos disponibilizados pelo Governo do Estado, Arroio Grande teria direito a apenas duas cirurgias mensais. Além disso, o recurso também contemplará a realização de consultas com neurologistas, atendendo a outra demanda reprimida no município. Os pacientes que serão submetidos aos procedimentos cirúrgicos foram selecionados a partir de uma lista de espera da Secretaria Estadual de Saúde e já passaram pelo pré-operatório.
As cirurgias estão previstas para ter início no dia 08 de abril. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em promover o acesso à saúde de qualidade e atender às demandas da população de Arroio Grande.