Na primeira semana de março, a Secretaria do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social iniciou a entrega de kits de prevenção ao coronavírus junto com as cestas básicas às famílias já cadastradas em seus programas de assistência. O kit dispõe de máscaras, álcool em gel 70%, sabão e saco de lixo vermelho- apropriado para o descarte adequado das máscaras de proteção.

A iniciativa faz parte da série das ações estratégicas da Prefeitura de Arroio Grande para combater a pandemia, que nas últimas semanas assola de forma mais intensa e agressiva a região sul. 

Os materiais foram cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. O kit foi montado conforme diretriz da Organização Mundial da Saúde, endossada pela comunidade científica, de prevenção através da higienização e do uso de máscaras.


Prevenção a Covid-19

O coronavírus é transmitido por meio de gotículas da respiração produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou até mesmo fala. Essas gotículas podem se depositar na boca ou no nariz de pessoas próximas ou podem ser inaladas para dentro do pulmão. Pessoas infectadas podem transmitir o vírus, ainda que não apresentem sintomas. 

Assim, é importante que se evite contato próximo, a menos de 1,8m; que se lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. E caso água e sabão não estiverem disponíveis, cabe usar álcool 70%. 

É indicado limpar e desinfetar diariamente as superfícies tocadas com frequência. Isso inclui mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, puxadores, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras e pias.