Na manhã de terça-feira (19), a secretária municipal de Turismo e Desporto, Ivana Caldas Acosta, recebeu representantes dos segmentos tradicionalmente envolvidos na realização da Festejos de Nossa Senhora de Navegantes na comunidade de Santa Isabel, para avaliar a possibilidade de se realizar a festividade no contexto de pandemia do coronavírus. Estiveram presentes Luciana Rodrigues da Cooperativa de Pescadores de Santa Isabel (Coopesi), a extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Paula Barros, a coordenadora da Igreja Católica Zeza Caldeira, o diretor da Vigilância em Saúde José Inácio Corrêa e a subprefeita Lenita Costa.


 Na pauta da reunião os principais aspectos que preocupavam a comissão organizadora foram abordados. A secretária Ivana organizou as demandas e, em conjunto, com o grupo foi decidido que a celebração e benção da padroeira dos pescadores acontecerá, em respeito à tradição e à importância da ocasião para os moradores. Entretanto, diferente dos outros anos, será realizada de forma restrita aos moradores de Santa Isabel, para controlar possíveis casos de aglomeração. 


A  programação será no dia 2 de fevereiro a partir das 16h. A missa campal será na frente da Igreja e, além disso, ocorrerá a  tradicional procissão embarcada, onde a Santa é  conduzida pelo cortejo de pescadores no  Canal São Gonçalo.    

                

Ivana destaca que  serão observados e respeitados todos os protocolos de saúde, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. A procissão embarcada será permitida de forma que cada embarcação conduza o seu núcleo familiar. A Marinha e a Brigada Militar serão  oficiadas para que se proceda de forma legal e segura. 


No último sábado de fevereiro acontece o tradicional batizado na comunidade.