Somando-se ao trabalho junto a gestão municipal, a Secretaria Geral de Governo é comandada pela 1ª Dama, Rose Guevara. Com um perfil de trabalho voltado a organizar e proporcionar fluidez nas ações do Executivo Municipal, Rose Guevara coloca em prática toda a experiência adquirida em sua vida pública como vereadora eleita em três mandatos, sendo a mulher mais votada em Arroio Grande. Assumindo a Secretaria Geral de Governo, Rose tem atuado nesse período sob a base de cuidar do que é público, com responsabilidade e sem se preocupar com questões políticas partidárias.
Com uma personalidade forte, a atual secretária não se importa em atuar tomando medidas que mexem na estrutura pública, até mesmo, muitas vezes com medidas consideradas impopulares, mas que na sua opinião são necessárias para manter a gestão de maneira correta. Dentre as medidas adotadas, cita algumas ações em que está diretamente envolvida, como no caso do processo de georreferenciamento, a qual busca a regularização da situação de áreas que foram empossadas de maneira irregular. Rose orgulha-se ao citar algumas ações que já deram frutos ao longo desses 11 meses de gestão, onde dentro da dinâmica de trabalho para garantir a estrutura necessária nos mais diversos setores da prefeitura, conseguiu adquirir uniformes especiais para a equipe do setor de obras, contratação de um Técnico em Segurança do Trabalho para acompanhar os funcionários e a tão sonhada reformulação no Almoxarifado Central com um local amplo e organizado, o que deve reverter em uma economia significativa para o município. Alguns projetos estão em avanço, como a informatização do sistema do Cemitério Municipal, projeto capitaneado por Rose e considerado inovador a nível de estado.
O Executivo Municipal tem investido na capacitação dos funcionários, com a ministração de cursos e treinamentos, e realização de obras na parte estrutural da cidade, conquistas que Rose Guevara celebra e busca auxiliar na execução junto aos demais secretários. Outra pauta assumida pela secretária, diz respeito aos bombeiros, tanto na busca de recursos como na regularização, nesse sentido anuncia o convênio recentemente realizado com a Casa Civil considerado um grande avanço nesse processo. “Agora vamos ter condições de dar melhores condições de trabalho para os nossos bombeiros que dia-a-dia atuam por nossa comunidade. Inclusive possibilitando uma melhor remuneração para esses profissionais”- afirma Rose.
O Governo Municipal tem se destacado em sua atuação junto a captação de recursos tanto na esfera estadual como federal, para isso Rose destaca a atuação ao lado do Vice-prefeito, Casca Silva, onde são responsáveis pelas tratativas junto aos Deputados que encaminham recursos para os projetos a serem desenvolvidos no município e que são idealizados pela equipe de secretários. “Nosso grupo me orgulha muito e só tenho a agradecer e procurar dar a estrutura necessária para que todos possam servir a comunidade”- afirma Rose ao referenciar os colegas secretários.
Dentro das agendas importantes realizadas em 2021, Rose cita a recente ida a Brasília, onde foram encaminhados projetos para aquisição de micro-ônibus escolares, pavimentação de vias públicas, obras de revitalização no Parque Verde, orla de Santa Isabel, Parque Farroupilha, AV. N.S das Graças e Maria Pereira Neves, e trevos de acesso a cidade. Também foram encaminhados projetos para implantação de UBSs Itinerantes e uma Creche Municipal, somando cerca de R$ 15 milhões em projetos encaminhados. Com seu retorno a vida pública, Rose Guevara finaliza afirmando que sua maior satisfação é ver projetos que são executados e retribuem em benefícios para a comunidade.