O Secretário Municipal de Saúde, João Carlos Caldeira “Cacaio”, participou na manhã dessa segunda-feira (27), da Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores. Na ocasião, o gestor da Pasta apresentou o relatório referente ao 1º quadrimestre de 2022 no que diz respeito aos atendimentos prestados na Farmácia Municipal, Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, CAPS, exames realizados e viagens com o transporte de pacientes para os municípios de referência. Na oportunidade, o Secretário destacou a importância da parceria com a Câmara de Vereadores para a contratação de médicos, projeto que entrou em pauta nessa segunda-feira. Comum aos municípios da região, Arroio Grande vem enfrentando dificuldades na manutenção dos atendimentos após as mudanças efetuadas pelo Governo Federal através do Programa Médicos Pelo Brasil que extinguiu os atendimentos de profissionais estrangeiros refletindo-se na falta de atendimento no município. O projeto apresentado pelo Executivo Municipal, diz respeito a contratação de três médicos para suprir a demanda das Unidades Básicas de Saúde. Recentemente foi anunciado pelo Executivo a contratação de uma pediatra, no entanto houve uma desistência por parte da profissional, conforme atualizou o secretário. Em relação ao Plantão, Cacaio ressaltou que já está em andamento a contratação para que o atendimento continue a ser realizado com dois profissionais a disposição. As cirurgias também foi pauta junto aos vereadores, nesse sentido o Secretário destacou o início da realização dos procedimentos na Santa Casa de Misericórdia de Arroio Grande e no município de Jaguarão que passa a ser a referência, dessa forma a fila para cirurgias de vesícula e hérnia deve zerar. A situação dos atendimentos e a falta de médicos é considerada delicada pela gestão municipal, no entanto não se tem medido esforços para solucionar os problemas, tanto que conforme anunciado durante a semana já foi viabilizada a contratação de um médico que atenderá na área pediátrica nas quartas-feiras na Policlínica.