O Prefeito Ivan Guevara recebeu em seu gabinete na quinta-feira, 7, a visita do professor da UNIPAMPA, Alexandre Caldeirão Carvalho, Mestre em Gerenciamento Costeiro, para apresentação do PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil, numa parceria com a Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS, voltado para todos os segmentos imaginários de atividades, especialmente, às empresas que nunca exportaram e que têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional. Caldeirão explicou que é a oportunidade de expansão de negócios que abrangem desde o artesanato em geral, vestuário, construção civil, setor pesqueiro e o setor rural, desde o pequeno ao grande produtor, (produção de frutas frescas, lácteos, mel e proteína animal (frango), arroz, soja, milho, etc).
Essa qualificação acontece, principalmente, por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). O projeto conta com núcleos em todas as regiões do país por meio de parcerias com instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa) ou federações da indústria e tem como objetivo principal levar conhecimento às empresas brasileiras para que elas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura.
-"A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil, atua em duas frentes: promover os produtos e serviços do nosso país no exterior; e qualificar os empreendedores brasileiros para acessar o mercado internacional. Para participar da qualificação a única exigência é a apresentação de CNPJ e o produto em questão esteja dentro dos padrões de exportação", complementa o professor.
Na conversa inicial com o Executivo Arroiograndense o professor Alexandre Caldeirão Carvalho destacou que o curso de qualificação é gratuito, mas que a empresa deve estar disposta a dedicar tempo e investir na melhoria do seu processo. Os interessados podem solicitar uma visita da equipe técnica do PEIEX encaminhando e-mail para [email protected]. Para participar do PEIEX, a empresa necessita assinar um Termo de Adesão ao programa, por meio de assinatura eletrônica, que pode ser feito por Certificado Digital ou Documento com Foto. Para a região o Programa é desenvolvido pelo Núcleo de Porto Alegre que possui um Polo em Pelotas que cobre a região sul. Maiores informações nos seguintes endereços: [email protected] e/ou [email protected]. Conforme o Professor Carvalho, este atendimento se dará presencialmente uma vez por semana e de forma virtual.
Participaram do encontro em Arroio Grande, o vice-prefeito, Casca Silva; o Presidente do Legislativo, vereador Lili Araújo; o Presidente da Associação Comercial, Thiago Vieira; e as secretárias Ivana Caldas (Desporto e Turismo) e Rose Guevara (Governo). O professor foi presenteado com um kit de produtos do Projeto Publicitário Terra de Mauá, Coisa Boa Esse Lugar.