O vice-prefeito Casca Silva esteve reunido com o Diretor da Agência da Lagoa Mirim (ALM), Gilberto Collares, na terça-feira, 26. O encontro serviu para buscar informações sobre o funcionamento da barragem Eclusa, no Canal São Gonçalo, em Pelotas, e o possível efeito no baixo nível da lagoa Mirim, situação que está afetando o distrito de Santa Isabel e a zona baixa do município de Arroio Grande onde se concentram grande parte das lavouras de arroz que utilizam a água da Mirim.

Construída na década de 70, a barragem teve seu estabelecimento na intenção de impedir a intrusão das águas salinas, oriundas do mar, através da Lagoa dos Patos e conduzidas pelo Canal São Gonçalo para a Lagoa Mirim.

A inibição do movimento das águas salinizadas, nessa direção e sentido, garante a qualidade da água na condição de montante de barramento para múltiplos usos, os quais requerem água doce, quer seja para consumo humano, dessedentação animal ou outros fins agrícolas, como a irrigação. Também, permite que as espécies lacustres existentes, tenham um ambiente propício e permanente ao seu desenvolvimento.

Conforme o professor Collares, desde o dia 18 de dezembro de 2020, em conseqüência da estiagem na região, as 18 comportas da barragem estão sendo operadas com maior tempo possível fechadas, cuja ação tem como objetivo minimizar um pouco a saída das águas do nível montante, diminuindo o impacto da estiagem. Mas, isso depende, também, das condições do vento e que as comportas são abertas automaticamente se houver uma pressão do nível das águas em função do sentido das correntes sul ou nordeste.

Ele salientou que a captação das águas do Canal São Gonçalo e Lagoa Mirim, cuja qualidade é assegurada pela barragem do São Gonçalo, é utilizada para o consumo humano da cidade de Rio Grande e que parte de Pelotas passará a ser abastecida também por este sistema, além do atendimento às lavouras orizícolas.

O vice-prefeito Casca Silva apresentou uma série de ideias que o Executivo Municipal pretende colocar em prática buscando parceria com a Universidade Federal e a Agência da Lagoa Mirim envolvendo o Distrito de Santa Isabel, com o desenvolvimento do turismo, e investimentos na piscicultura através da unidade de produção de alevinos na barragem do Chasqueiro. O vice-prefeito fará reunião com o presidente do Sindicato Rural, Ladislau Silveira, e com representantes dos arrozeiros para repassar as informações recebidas na ALM.