O dia 29 de janeiro é marcado no calendário nacional como Dia da Visibilidade Trans. Pontuando como essencial enquanto mola propulsora do respeito o conhecimento das pessoas sobre assunto e respectivos desafios que a comunidade trans enfrenta no seu dia a dia, a Secretaria de Cultura de Arroio Grande promove até o dia 29 uma série de atividades educativas em seus canais de comunicação, o que incluirá produções audiovisuais, entrevistas e publicações educativas sobre a questão de gênero.
A data é símbolo da luta da comunidade trans e dos esforços por sua garantia, dignidade e acessos a direitos em um país como o Brasil, em que a expectativa de vida de uma pessoa trans é de 35 anos de idade. A escolha do 29 de janeiro é em função do ato histórico feito nesse dia em 2004 por mulheres transexuais, homens trans e travestis em Brasília com o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. Foi o primeiro ato nacional organizado pela própria comunidade trans e disso decorre a importância do dia.
“Nossas atividades acontecem sob o slogan ‘O respeito transforma o sentimento’ porque é justamente o respeito que estamos buscando com a iniciativa educativa. Ser trans não é ilegal, ilícito ou contagioso, e ainda assim, grande parte das pessoas trans é marginalizada da nossa sociedade, seja por preconceito ou questão de acessibilidade As pessoas precisam enxergar e compreender a causa, o que a comunidade vive na pele”, explica a secretária de cultura Anelize Carriconde.
Durante a semana, o material alusivo à data estará disponível nos canais oficiais de comunicação da prefeitura de Arroio Grande.