Na manhã desta quinta-feira (13), as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizaram uma visita técnica em Santa Isabel com o objetivo de captar informações técnicas referentes ao projeto de dragagem da Lagoa Mirim, através de solicitação do Senador, Luis Carlos Heinze (Progressista).
A dragagem faz parte do processo de execução da Hidrovia do Mercosul e, de acordo com a diretora de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Karoline Lemos, a visita técnica serviu para captar informações que visam agilizar o licenciamento ambiental por parte do IBAMA e o processo de concessão da hidrovia pela ANTAQ, ficando a dragagem a cargo do DNIT.
A expectativa é que, após os processos licitatórios, as obras sejam iniciadas até o final do ano. O prefeito de Arroio Grande, no exercício do cargo, Casca Silva, acompanhou os profissionais durante a visita à comunidade de Santa Isabel, já que a administração municipal tem grandes expectativas pela execução da obra. A dragagem permitirá o acesso de embarcações uruguaias ao porto de Rio Grande por meio da conexão hidroviária entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos, impulsionando o comércio e o desenvolvimento turístico entre Brasil e Uruguai.
A hidrovia abrange 1.860 quilômetros e liga o Uruguai ao Brasil por meio da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo. O governo estima investimento de R$ 50 milhões para realização da dragagem.