Antes do início das aulas, os profissionais da educação das redes municipal, estadual e particular participam do evento de Abertura do Ano Letivo. Realizado no Centro de Cultura Basílio Conceição, o encontro reúne aproximadamente 350 profissionais em uma programação que se estende durante a quinta e sexta-feira.
Na quinta-feira pela manhã, Adriana Gerber Martins proferirá a palestra "Minhas Escolhas", e à tarde abordará o tema "Inclusão e Diversidades na Sala de Aula, quebrando barreiras". Na sexta-feira, Gigliane Segóvia discorrerá sobre o "Cotidiano Escolar: Uma abordagem sobre a saúde mental dos professores".
O Prefeito Ivan Guevara, acompanhado do Vice-prefeito Casca Silva e do Secretário Municipal de Educação, Iderli Garcia, participaram do cerimonial de abertura do evento. Na ocasião, os gestores municipais destacaram os importantes investimentos realizados, que têm resultado no alcance dos índices e na qualidade do ensino na rede municipal. A abertura ainda contou com a apresentação artística do Grupo de Teatro Mundo Encantado, que desenvolve um trabalho de inclusão social junto à comunidade escolar.
O início das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (19), quando cerca de 1.200 alunos retornam para a sala de aula nas escolas municipais