Dentro da programação da Semana da Pátria, aconteceu no Palanque Oficial na manhã desta sexta-feira (01), a abertura oficial das atividades que envolvem a Rede Escolar e entidades do município. Organizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, a Semana da Pátria tendo como tema municipal: “150 anos de Emancipação Política do Município de Arroio Grande".
O cerimonial contou com a apresentação da Banda Municipal conduzia pelos instrutores Antônio Marcos Ferreira e Glauber Keoma. Em seguida o Prefeito Ivan Guevara, recebeu das mãos do Soldado Maiquer Caetano o Fogo Simbólico, que foi conduzido da Brigada Militar até o Palanque Oficial, acompanhado pelos alunos representantes das escolas. Após o acendimento da pira, e a execução dos hinos oficiais, a Secretária de Cultura, Anelize Carriconde efetuou uma fala destacando as comemorações dos 150 anos de Arroio Grande, retratando a raíz histórica dos povos originários. O Secretário Municipal de Educação, Iderli Garcia “Professor Kiko”, ressaltou em seu discurso o esforço efetuado pela educação municipal, no sentido de reativar as bandas municipais.
Finalizando os discursos, o líder do Executivo Municipal ao reforçar a importância de cultivar o espírito patriota, agradeceu a participação das escolas, forças vivas, ex-prefeitos, secretariado e Vereadores presentes no cerimonial. Tomado pelo espírito municipalista, Guevara fez referências a falta de apoio das esferas estadual e federal para as prefeituras brasileiras e gaúchas. Disse que os prefeitos não podem se curvarem para um Governador que quer impor goela a baixo responsabilidades que seriam do próprio estado e em relação a União, cobrou dos Congressistas e do Governo Federal um olhar com responsabilidade aos municípios. E garantiu que, mesmo com um índice de 51% das prefeituras trabalhando nesse momento no vermelho, a Administração de Arroio Grande se manterá no bloco dos 49% das prefeituras que fechará o ano com suas contas em índices positivos. -"Fica aqui o nosso recado em quanto Gestores com a responsabilidade de cuidar dos recursos públicos dos arroio-grandenses, mas vamos exigir uma tomada de decisão das autoridades estaduais e federais que cumpram, também, com suas obrigações e não ajam com a intenção de inviabilizar as prefeituras", cobrou Guevara.
A solenidade ainda contou com uma homenagem de reconhecimento dedicada a Eva Maria Lima, Elaine Gomes Menezes, Maria Emília Lúcio e Sônia Beatriz Pereira, mulheres que foram importantes na trajetória da Banda Municipal.