Uma iniciativa do CODIC Azonasul e com apoio da UFPEL, pretende fazer a diferença na região, principalmente com relação ao desenvolvimento e à aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo. A primeira edição do Projeto “Caravanas Culturais” aconteceu no sábado (10) na cidade de Morro Redondo, quando estiveram presentes gestores municipais, conselheiros de cultura e artistas. A programação contou, na parte da manhã, com a “Mateada Paulo Gustavo”, momento em que foram debatidos os Artigos e incisos da Lei, esclarecidas dúvidas e ouvidas as sugestões dos presentes. A Coordenadora do CODIC e Secretária de Cultura de Arroio Grande, Anelize Carriconde enfatiza a importância do trabalho coletivo de gestores e fazedores de cultura para aproveitar ao máximo o recurso inédito disponibilizado para a área: somados os recursos destinados aos 22 municípios da Região, chega-se ao montante de aproximadamente R$15milhões e esse recurso precisa fazer diferença na economia cultural regional, e para isso, precisa ser bem aplicado. Para Anelize, trabalhar regionalmente as informações e ações fortalece o conjunto dos municípios e fomenta o crescimento coletivo.
O professor Leandro Maia, apresentou uma oficina com dados de como elaborar projetos culturais, para auxiliar aos fazedores de cultura na próxima tarefa que é se inscrever nos Editais da Lei Paulo Gustavo.
A tarde foi cultural com a realização da V Festa do Doce Colonial, com várias apresentações artísticas, dentre elas, a Escola de Samba Mirim Aprendizes do Samba fez um lindo recorte do carnaval de Arroio Grande, com parte de sua bateria, o mestre-sala e a porta-bandeira e a porta-estandarte.
A próxima edição do CARAVANAS CULTURAIS, acontece na quinta-feira (15) na cidade de Turuçu e, no dia 20 quem recebe é Arroio do Padre.