A penúltima noite de avaliação no concurso das escolas de samba teve os desfiles finais da Unidos do Promorar e da Acadêmicos do Grande Arroio. O público , mais uma vez, ocupou o espaço de calçadas, cadeiras particulares, arquibancadas e camarotes na Passarela do Samba. Passava da meia noite quando começou um chuvisqueiro que permaneceu por boa parte do resto da madrugada, trazendo mais um desafio à Azul e Branco que desfilou dentro do tempo estipulado, ao contrário da primeira noite em que a Acadêmicos extrapolou quase dois minutos acarretando perda de pontos, conforme o regulamento do concurso.
Segurança - O Comandante da Brigada Militar, Capitão Barros, na imprensa disse que casos pontuais foram registrados nas três primeiras noites, já considerando a sexta-feira de ensaios técnicos, o que significa que a comunidade ouviu as campanhas feitas pelo Poder Público Municipal para que viessem festejar o carnaval com alegria e sem violência. Explicou a utilização do spray de pimenta em determinado tumulto como sendo uma estratégia da segurança para não usar,por exemplo, de cassetetes ou outro método para conter os envolvidos. Pediu que a população continue respeitando as normas que regem o evento, especialmente, a proibição de uso de garrafa de vidro para consumo de bebida na festa.
Visitas - O Prefeito Ivan Guevara e o vice-prefeito Casca Silva recepcionaram no camarote oficial uma delegação Uruguaia da cidade de Rio Branco que veio visitar o carnaval brasileiro de Arroio Grande. Entre os quais, o Deputado Cavareiro, o Diretor de Cultura do Rio Branco, Miguel Cattera, e o ex-prefeito de Rio Branco, Ivan Soza, que esteve acompanhado da diretoria do Clube Union e corte Mirim. Ele comentou que nas duas oportunidades que comandou a prefeitura de Rio Branco sempre veio prestigiar de forma oficial o carnaval em Arroio Grande, fortalecendo o intercâmbio entre as cidades da fronteira. Falou das características da festa popular no Uruguai e a importância desta integração cultural entre os dois países.
O Prefeito Guevara comentou sobre a agenda bi-nacional da Costa Doce e que as fronteiras imaginárias do mundo não podem separar, mas,sim, unir os povos, trocando experiências no objetivo do crescimento mútuo. E falando em espanhol, ratificou que sua administração está empenhada em fortalecer os laços entre as cidades da região sul do Brasil e da fronteira do Uruguai, discutindo e implantando projetos para o desenvolvimento. (As entrevistas estão em live na página do facebook da Prefeitura de Arroio Grande e a cobertura do desfile das escolas na segunda noite oficial do concurso,no AG Folia/2023).