Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura – CODIC elege nova diretoria
Anelize Carriconde assume a Secretaria Geral da Entidade
Durante o 28º Forum dos Dirigentes Municipais de Cultura que aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de junho, na cidade de Retinga Sêca, o CODIC – Conselho ds Dirigentes Municipais de Cultura elegeu sua diretoria para o Biênio 2023/2025. A Assembleia contou com os Coordenadores das 28 Associações Regionais do Estado que elegeram a Coordenadora da AMVARS (Associação dos Municípios do Vale Rio dos Sinos), Renata da silva (de Campo Bom) como Presidente, Vice-presidente Evandro Soares (de Bento Gonçalves) Coordenador da AMESE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e como Secretária Geral Anelize Carriconde (de Arroio Grande) Coordenadora da AZONASUL (Associação dos Municípios da Zona Sul). Também compõem a nova diretoria Juliano Muller, de Igrejinha (AMPARA), Ricardo Bertoluci Reginato, de Gramado (AMSERRA), Luiza Panegalli, de São Luis Gonzaga (AMM), Dorotéa Schaeffer de Santo Augusto (AMUCELEIRO), Érico Rakowiski de Dom Feliciano (ACOSTADOCE) Rose Carneiro de Santa Maria (AMCENTRO) e Maiza Jacques de Uruguaiana (AMFRO).
O CODIC auxilia os gestores municipais na construção e na aplicação de políticas públicas para a área. Oferece orientações para implantação de sistemas municipais de cultura e para fortalecimento de vínculos com entidades privadas e órgãos públicos – como Secretaria Estadual da Cultura, Conselho Estadual de Cultura e Ministério da Cultura. Também promove as iniciativas locais, valorizando a diversidade e garantindo os direitos dos cidadãos.
Durante os três dias de programação, os Coordenadores também participaram dos painéis:
- O NOVO MINISTÉRIO DA CULTURA E A RELAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS com o diretor do Sistema Nacional de Cultura e secretário executivo do CNPC, Júnior Afro.
- DIREITOS AUTORAIS, EVENTOS PÚBLICOS E AS PREFEITURAS com Jorge Costa, diretor-executivo e presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (SOCINPRO), Mário Sérgio Campos, gerente de Distribuição do ECAD e Marcello Nascimento, gerente de Arrecadação do ECAD.
- PATRIMÔNIO NO RS: CULTURA E CIDADANIA com Beatriz Araújo, secretária de Estado da Cultura do RS, Renato Savoldi, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE e Aquiles Barboza, assessor técnico da SEDAC.
- PIB DA ECONOMIA DA CULTURA E DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS DO BRASIL com Bruno Truzzi, analista de pesquisa cultural do Observatório Itaú Cultural.
Ao final das atividades foi redigida a Carta do 28º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, que irá permear os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho durante o próximo ano de trabalho.