Na manhã de sábado (23) as Secretarias de Cultura e de Educação reuniram-se com os professores das escolas municipais para uma agenda de formação, preparação e construção do XIX Festival Nativista Estudantil – FENAE que acontece em setembro de 2024, dentro da programação dos Festejos Farroupilhas.
A abertura do encontro se deu com a comunicação da Diretora de Memória e Patrimônio Franciéle Soares, contribuindo para a elucidação do tema “Nossa Identidade é o nosso patrimônio”, apresentando sugestões e possibilidades de atividades que facilitem o aprendizado para educação patrimonial.
Após essa introdução, o professor Lizandro Araújo de Carvalho, a convite da Secult, fez uma retrospectiva do Festival, desde a sua concepção como consequência do trabalho feito a partir da disciplina tradição e folclore (da qual Lizandro foi o coordenador por seis anos) , através da importante iniciativa da professora Regina Serpa, do CTG Tripeiros da Querência e da Secretaria de Educação.
Em seguida, a secretária Anelize Carriconde expôs a necessidade e a proposta de indicar pelo menos um representante de cada escola para compor a comissão organizadora do Festival, a fim de ampliar o debate e também o diálogo sobre as dificuldades encontradas pelas escolas na preparação do Evento.
Foram ouvidas várias manifestações sobre questões como acessibilidade, oficinas de preparação, modalidades, e formas de ampliação do resultado. Além disso, cada professor presente recebeu uma ficha avaliativa onde poderia anotar sugestões e críticas.
Ao final, a avaliação sobre o encontro foi considerada positiva pela Secretária Anelize, pois possibilitou a ampliação do debate e a inserção dos professores na construção do Festival.