Dando prosseguimento ao balanço apresentado pelo secretariado municipal, o responsável pela pasta da Administração, Rafael Furtado apresentou as principais demandas que envolveram a secretaria nos últimos 11 meses de governo.
Com uma vida ligada a política local, Rafael Furtado já exerceu o mandato de vereador e ao longo das últimas gestões revezou-se nas secretarias de finanças, governo e atualmente na Secretaria de Administração. O trabalho ligado diretamente ao Executivo Municipal, trata de questões consideradas mais burocráticas e complexas, mas que são essenciais para o bom andamento da máquina pública.
Em específico nos últimos anos, Furtado destaca que com a pandemia os gestores tiveram que readequar o modo de administrar os municípios e que no caso de Arroio Grande mesmo com as dificuldades impostas, foi possível aplicar recursos de maneira responsável, com resultados positivos para a coletividade.
Nesse período, saúde e educação ganharam uma dedicação especial, onde através da organização econômica foi possibilitado alavancar investimentos que ultrapassam os percentuais exigidos por lei. “Tais investimentos foram possíveis, graças o foco e o trabalho em equipe de todo o secretariado e o empenho do Executivo Municipal em captar recursos buscando sempre o melhor para a comunidade”- declara Furtado.
Nas questões técnicas relacionadas a secretaria, Rafael Furtado salienta a mudança da legislação, principalmente a que regulamenta as licitações que a partir de sua aplicação deve tornar o processo de aquisição de materiais ainda mais burocrática. No entanto a equipe de trabalho está focada em se adaptar para dar mais celeridade ao trabalho, inclusive com treinamentos de capacitação já realizados junto aos funcionários que atuam na área. Já no campo de investimentos para o município, o secretário salientou a importância do setor produtivo que atualmente é responsável pela manutenção econômica local, mas também defende a busca de alternativas variáveis de investimentos, ressaltando que o município de Arroio Grande é privilegiado pela sua posição geográfica e que a Administração Municipal está aberta a receber novos empreendimentos, sempre respeitando os trâmites legais.
Nesse sentido, já há as tratativas de ao menos duas empresas de segmentos diferentes que manifestam o desejo de se instalarem em Arroio Grande, trazendo alternativas em qualificação e novas oportunidades de geração de emprego e renda. Os servidores municipais também foram pauta da entrevista, destacando o secretário o bom diálogo que a gestão mantém com o funcionalismo, principalmente na discussão da reposição salarial. A Lei 173 congelou por dois anos a remuneração dos servidores, e agora o Executivo Municipal busca dentro da realidade econômica e com os pés no chão propor o melhor possível para o funcionalismo, sem deixar de investir em outras áreas, destaca Furtado.
Um dos assuntos mais aguardados na entrevista e que foi tratado pelo secretário, foi em relação a realização do Concurso Público em 2022 que de acordo com as informações está em fase de análise do edital e que a Administração segue trabalhando junto a empresa vencedora para viabilizar a realização do mesmo, sendo que a confirmação deverá sair até o final do ano.