Arroio Grande tem merecido destaque na região pela forma como se antecipou na prevenção contra a chegada do Covid-19, mobilizando uma grande equipe de profissionais ligados a área de saúde. São medidas preventivas que, evidentemente, ajudam, mas que só alcançarão o objetivo principal se todos integrarem-se fazendo sua parte no atendimento das orientações contra proliferação da doença.
E a situação não é diferente no que se refere às condições sociais das famílias carentes. Muitos trabalhadores estão sendo orientados a não sair de casa o que aumenta, ainda mais, a necessidade da atuação do Poder Público Municipal e de quem pode contribuir.
Nossa reportagem acompanhou na terça-feira, 31, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria municipal de Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social e as estratégias montadas no auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade.
São várias frentes com objetivo de facilitar o acesso das pessoas aos serviços prestados. Conforme a secretária Eliane Antunes a principal medida consiste no aumento do número de cestas básicas que estão sendo distribuídas.
Tanto no prédio da secretaria quanto no CRAS equipes estão atendendo em dois turnos, habilitando e informando os beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal. Eliane explica que as ações sociais visam minimizar o momento difícil e pede a todos que poderem ajudar que se somem nessa luta. “Não vamos medir esforços, dentro de nossas possibilidades, para ajudar. E vejo altamente positivas e necessárias as iniciativas dos mais variados segmentos da sociedade em prol de quem está precisando”, comentou.
Ela agradeceu a Direção da Escola Estadual 20 de Setembro que se manifestou solidária ao trabalho desenvolvido, prontificando-se a fazer doações de cestas básicas, através de arrecadações internas na escola, para serem destinadas aos beneficiários dos programas sociais do município.