Junho é o mês de conscientização sobre o uso de drogas ilícitas, visando fomentar e viabilizar conversas ou diálogos na sociedade. Celebrado na próxima segunda-feira (26), o Dia internacional Contra o Abuso de Tráfico Ilícito de Drogas, marca a o mês de conscientização conhecido como Junho Branco.
Dentro das ações desenvolvidas pelo município, uma equipe de integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) formada pelos Coordenadores, Alexandre Cunha e Cezar Donai Rodrigues acompanhados do Assistente Social da Atenção Básica em Saúde, Paulo Rogério Serpa e de Rubens Borges, da cidade de Pedro Osório, visitou na última quinta-feira (22), o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE).
Ligado a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o CENPRE trabalha como uma equipe multidisciplinar, e busca atuar, de forma integrada com a comunidade, sobre os problemas relacionados ao uso de drogas. Destina-se à formação de recursos humanos, à prevenção, à pesquisa e ao tratamento, por meio de ações educativas interdisciplinares, buscando a transdisciplinaridade. Objetiva manter-se como um centro de referência e apoio a outras iniciativas do gênero, valorizando os estudos e a construção do conhecimento, dessa forma desenvolvendo um trabalho de referência para a região.
Seguindo o roteiro de visitas, o grupo acompanhou o trabalho desenvolvido na Comunidade Terapêutica Projeto Neemias, que proporciona o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo). O Projeto Neemias, atua no sentido de trabalhar a espiritualidade no processo de recuperação dos internos, sendo um dos locais que acolhe pacientes de Arroio Grande como referência para o município.
A troca de experiências é essencial para a criação de políticas públicas para que os trabalhos desenvolvidos no âmbito social, possam atuar de maneira eficaz no combate e prevenção da drogadição.