O Auditório da Cooperativa Sicredi de Arroio Grande foi palco do Coquetel de Lançamento da AgroFest, evento que acontecerá de 7 a 10 de dezembro. A iniciativa é da Prefeitura de Arroio Grande através da parceria com a Associação Comercial, Paróquia Nossa Senhora da Graça, EMATER e Sindicato Rural, visando promover a valorização do comércio e do agronegócio por meio de uma programação diversificada.
A programação oficial ainda não foi divulgada, mas durante o coquetel, o Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mattos, adiantou que a abertura acontecerá no dia 7 de dezembro, com o tradicional Baile do Arroz, no CTG Tropeiros da Querência, e a eleição da Corte da AgroFest. O restante das atividades ocorrerá no Parque Nézio Teixeira (Acampamento Farroupilha).
Já o Prefeito Ivan Guevara, enfatizou a integração e o fortalecimento das instituições envolvidas na organização, ressaltando o potencial turístico, cultural e econômico do município que a AgroFest evidencia, reforçando o anseio da Administração Municipal em promover ações que integram e fortalecem a economia local.
Diretamente ligada a organização do evento, a Secretária de Turismo e Desporto, Ivana Caldas, enxerga o evento como promotor do agronegócio, o que denomina ser o principal produto econômico do município, ressaltando a intensa programação de shows, palestras e oportunidades de negócios.
A AgroFest surge como resposta a uma solicitação do comércio local, uma vez que o dia 8 de dezembro é feriado municipal pelo Dia da Padroeira. “Muitas pessoas costumam deixar a cidade nesse período, dirigindo-se a outros centros comerciais na região. Com a realização da AgroFest, espera-se aquecer economicamente o município, oferecendo espaços para que o comércio de diversos segmentos participe do evento.”- declara Paulo Giovani Araújo- Presidente da Associação Comercial.
A estrutura dos ranchos do Acampamento Farroupilha será disponibilizada para que os comerciantes ligados a Associação possam expor seus produtos e efetuarem seus negócios.