A realidade da situação de trafegabilidade da ERS-473, ligando a BR 116 até a Vila de Santa Isabel, é precária e vem prejudicando o escoamento de arroz e soja das localidades conhecidas como Lomba, Moreira e o próprio Distrito como um todo, com estimativa de mais de 100.000 sacas entre as duas culturas. A responsabilidade de manutenção da rodovia é do DAER - autarquia estadual responsável pela gestão do transporte rodoviário no Rio Grande do Sul, entretanto, os serviços não são prestados e o setor primário, especialmente nesse período de safra, sofre com as conseqüências do abandono da estrada que corta os municípios de Pedro Osório e Arroio Grande. Ambas as prefeituras fazem solicitações permanentemente ao DAER, mas não são atendidas. A autarquia, no entanto, justifica a falta de atendimento por insuficiência de maquinário, já que a única patrola está em conserto sem previsão de retorno, tanto que encaminhou documento ao Executivo arroiograndense solicitando a interferência municipal e autorizando os serviços.
Os produtores estão indignados com a situação e, independente de qual esfera seja a responsabilidade, precisam da estrada com o mínimo de condições para a trafegabilidade dos caminhões. O prefeito de Arroio Grande, Ivan Guevara, determinou que a secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico enviasse uma patrola para realizar os serviços de melhorias, pelo menos, no trecho compreendido do quilômetro 14 até a sede da vila. Do entroncamento da BR116 até a conhecida localidade do Catorze a ERS 473 fica dentro do município de Pedro Osório.
O secretário municipal de Agricultura, Luis Henrique Pereira, explica que a iniciativa de patrolar a estrada é atender o que os produtores estão exigindo para que não tenham mais perdas, numa safra tão prejudicada pela situação climática. "Não podemos esperar mais, o produtor não está exigindo mais do que o seu direito. Em respeito ao setor primário, atendendo uma determinação do nosso prefeito, estamos patrolando o trecho correspondente ao município para minimizar a péssima situação da estrada", justificou o secretário.
Pereira pessoalmente fez o contato com o Prefeito Moacir Alves 'Chola', de Pedro Osório, solicitando o envio de uma máquina do município para realizar o patrolamento do restante da estrada.