Na manhã desta terca-feira (12), o poder executivo na figura do prefeito Ivan Guevara e do vice-prefeito Casca Silva, juntamente à secretária de Cultura Anelize Carriconde recebeu representantes da Liga das Escolas de Samba de Arroio Grande (LESAG) para tratativas do carnaval. Na ocasião, o presidente da LESAG, Cristopher Santos da Silva, deliberou em nome da instituição o cancelamento dos desfiles desse ano.

A justificativa para a decisão é a gravidade da crise sanitária que o Brasil, bem como o mundo todo, enfrenta em decorrência da pandemia do coronavírus.  Entrentato, conforme destacou Cristopher e demais membros da liga, o cancelamento dos desfiles não significa suspensão das atividades.

Pelo contrário: a intenção é manter o ritmo das atividades associadas à cultura carnavalesca, focando em outras questões relevantes para manutenção e fortalecimento do carnaval do município, como a busca junto à prefeitura de um espaço compartilhado para as entidades carnavalescas. Conforme a demanda foi levantada na reunião, o prefeito Ivan e o vice Casca, bem como a secretária Anelize, endossaram o interesse de se avançar nessa questão, valorizando ainda mais os setores envolvidos na festividade.

“Queremos avançar e evoluir nessa parceria que já tem sido produtiva junto à Liga das Escolas de Samba. Entendemos que o carnaval é cultura, e por isso envolve diferentes segmentos da sociedade. Tem o elemento festa e diversão, mas é mais que isso. É história do nosso povo, é desenvolvimento humano, conhecimento e também uma oportunidade de valorizar o trabalho de muitos artistas e pessoas, em geral” enfatiza Ivan.

Após a reunião realizada no gabinete do prefeito, a LESAG publicou uma nota oficial à população em seus canais de comunicação.