“Estou muito grata a Deus e a todos que proporcionaram esse momento. A esperança é muito maior do que o incômodo da picada. Vale a pena. A esperança é maior”. Esse foi o depoimento emocionado de Márcia Webler após o esperado momento de tomar a primeira dose da Coronavac- imunizante contra a Covid-19. Ela é a enfermeira responsável pelo Centro de Saúde e pelas imunizações de Arroio Grande.


Como ela, também receberam as primeiras doses no município Letícia Xavier, chefe do Centro de Referência do Covid-19 e as enfermeiras Julieni Torança, Shaiane Xavier, Jéssica Echeberri e Tuany Cunha. Algo em comum une as seis mulheres: há quase um ano, dedicam-se a salvar vidas arroiograndenses diante de um inimigo invisível e  inesperado, dia a dia, na linha de frente, incansavelmente. 


Por essa razão, são do grupo prioritário apto para tomar as primeiras doses no Rio Grande do Sul e na noite de terça-feira (19), foram vacinadas em ato simbólico na Policlínica II para representar o início da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no município. Um total de 280 doses  foram disponibilizadas pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e trazidas pelo secretário de Saúde João Carlos Caldeira, que também esteve presente na ocasião. 


“Arroio Grande está preparado. Temos duas mil seringas em depósito aqui na Policlínica. A expectativa era de 500 doses, mas chegaram 280 e estimo que o número seja suficiente, nesse primeiro momento, para vacinar a equipe que tanto sofreu nesse período de incertezas. Espero que todo o povo brasileiro se imunize e as atividades voltem ao normal no Brasil, com segurança para todos”, destacou Caldeira. 


Também estiveram presentes o prefeito Ivan Guevara, o vice-prefeito Casca Silva e a secretária da Fazenda, Clédia Morosin Silva. Prefeito e vice agradeceram o empenho dos trabalhadores de saúde de Arroio Grande e destacaram a importância de que se continue, mesmo com a imunização, os protocolos de cuidados, como distanciamento social, uso de máscara e higienização com álcool em gel. 


"Faço um agradecimento, sobretudo como cidadão, aos profissionais da saúde. Equipe da Santa Casa, da secretaria de Saúde, corpo técnico, enfermeiros, médicos, atendentes. Todos que estiveram durante esses longos meses no trabalho relacionado à pandemia. Foram nossos olhos e nossos corações e muitas vezes abriram mão de estar com a família, por exemplo, para salvar nossos munícipes. Obrigado!”, agradeceu o vice-prefeito. 

O prefeito Ivan, médico há cerca de 30 anos em Arroio Grande, chamou atenção ainda para o caráter histórico do momento. “Nesse tempo de pandemia, tivemos muitos óbitos no Brasil. Foi de muita dor e tristeza e esperamos durante todo esse período por um método eficaz e eficiente. A vacinação era nossa esperança. Mesmo que tenha sido liberado pela Anvisa em caráter emergencial, sem o resultado definitivo da eficiência da Coronavac e da AstraZeneca, é um avanço e nos deixa muito felizes. Obrigado a vocês, profissionais da linha de frente. Agradeço a Deus pelo conhecimento e pela ciência. Damos como aberta a campanha de vacinacão”, enfatizou Ivan.