A noite da última terça-feira (14), foi de celebração entre os profissionais da Educação arroio-grandense. Em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro) e do Funcionário Público (28 de outubro), foi realizado no CTG Tropeiros da Querência um momento de confraternização entre Professores, Diretores e Funcionários que atuam nas escolas municipais.
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação o encontro foi marcado por homenagens e sorteio de brindes entre os participantes.
Prêmio Rui Vitória
Um dos momentos mais aguardados da noite, foi a entrega do Prêmio Rui Vitória. A premiação é um reconhecimento ao professor que durante o ano se destaca com atividades relacionadas a um projeto desenvolvido junto aos seus alunos. Todos os professores da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de enviar um projeto e concorrer ao prêmio. Os projetos foram analisados por uma banca examinadora composta por professoras convidadas pela Secretaria Municipal de Educação. Rui Vitória, foi um conhecido professor de português que obteve destaque na cidade em razão do seu apurado gosto pela arte, pela história e pela cultura de um modo geral, reconhecido como um profissional à frente da sua época.
Os projetos foram escritos em três categorias: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais, sendo a premiação de R$ 600,00 por projeto vencedor. Após o cerimonial, foram divulgados os vencedores: Categoria Educação Infantil- Professora THAÍLA PIO – E.M.E.I. ELISA MARIA PAIAS MESSON Trabalho: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”; Categoria Séries Iniciais: Professora SABRINA LEAL – E.M.E.F. PRES. JOÃO GOULART Trabalho: “ALFABETO: DESVENDANDO O MUNDO” e Categoria Series Finais: Professora – ELCIETE DE CAMPOS MORAIS BRUM - E.M.E.F. VISCONDE DE MAUÁ Trabalho: “MATEMÁTICA E A LUDICIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO PAMPA GAÚCHO”.
Ao se manifestar o Vice-prefeito, Casca Silva representando o Executivo Municipal, recordou o período em que ainda quando Vereador propôs a criação da Lei que instituiu o Prêmio, ressaltando a importância do trabalho e o reconhecimento aos profissionais da educação que atuam no desenvolvimento de projetos que impulsionam a Educação.
Já o Secretário Municipal de Educação Iderli Garcia “Professor Kiko”, salientou os desafios enfrentados junto à Pasta destacando a importância dos profissionais da educação na manutenção de um trabalho de qualidade, destacando os constantes investimentos implementados na área pela administração municipal.