O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma importante política de apoio à agricultura familiar no Brasil, e em Arroio Grande, esse programa tem sido fortalecido e expandido. O PAA consiste em permitir que agricultores, cooperativas e associações vendam seus produtos para órgãos públicos, promovendo assim a valorização da produção local.
Em Arroio Grande, tornou-se lei em 2021, que o município adquira no mínimo 30% de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. Essa medida impacta diretamente na renda dos produtores locais e contribui para a manutenção das atividades rurais. Os produtos adquiridos por meio desse programa são utilizados na merenda das Escolas Municipais, beneficiando tanto os agricultores quanto os estudantes.
Recentemente, a iniciativa foi expandida através do Programa a nível federal, e a Santa Casa de Misericórdia de Arroio Grande, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Lar dos Velhinhos passaram a receber produtos do PAA, envolvendo em um primeiro momento 10 produtores cadastrados. Além disso, há expectativas de que o programa possa beneficiar também os três Restaurantes Populares do município por meio de uma modalidade desenvolvida pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
O sucesso e a expansão do PAA em Arroio Grande são resultados do trabalho organizado da Administração Municipal, principalmente da Secretaria Municipal de Agricultura, que desempenha um papel fundamental na credenciação dos produtores, na logística de entrega e no suporte necessário para a participação efetiva no programa. Essa abordagem tem sido fundamental para o desenvolvimento das comunidades rurais no município.