A E.M.E.F 11 de Setembro- 1ª Conquista, localizada na região dos Assentamentos, interior do município de Arroio Grande, passou por reformas estruturais e adequação de espaços nos últimos meses. Com a proximidade da abertura do ano letivo, os trabalhos na execução das obras no prédio da escola estão em ritmo acelerado, visando garantir que os alunos desta importante localidade do interior retornem às atividades escolares em condições adequadas.
Os esforços iniciais estão concentrados na parte interna da escola, incluindo a troca de portas e janelas, pintura e reparos nas paredes e revestimentos. A Administração Municipal investiu em uma verdadeira reconstrução dos ambientes, enfrentando desafios técnicos devido à antiguidade do prédio. A arquiteta responsável pela obra, Thalita Furtado, destaca que o planejamento prioriza a finalização dos serviços na cozinha, refeitório e salas de aula, para, posteriormente, realizar os serviços na parte externa.
A E.M.E.F 11 de Setembro 1ª Conquista é mais do que um espaço educacional; é um local de pertencimento e identidade para as comunidades dos Assentamentos. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação mobilizou uma equipe própria com pedreiros, serventes e auxiliares para acelerar o processo de reconstrução da escola, diante dos entraves identificados.
O secretário de Educação, Iderli Garcia “Professor Kiko”, esclarece que o atraso no início dos trabalhos se deu inicialmente por problemas burocráticos com a empresa vencedora do processo licitatório e, posteriormente, pelas constantes chuvas que impediam o início das obras. O início das aulas está previsto para 19 de fevereiro, e a expectativa é que os alunos possam usufruir de um espaço revitalizado, com novo mobiliário e ambiente acessível.
Durante uma visita ao local, o Prefeito Ivan Guevara, acompanhado do secretário expressou sua satisfação com o ritmo e o comprometimento dos profissionais envolvidos na obra, destacando o compromisso da gestão em reconstruir a escola. A obra da E.M.E.F 11 de Setembro- 1ª Conquista está sendo realizada com recursos próprios, representando um investimento significativo na educação no campo.