O Programa Jovem Aprendiz visa profissionalizar jovens oriundos do meio rural, permitindo-lhes desenvolver atividades controladas em ambiente protegido, nos termos da Lei da Aprendizagem sendo o público-alvo os jovens que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental. Em Arroio Grande, através de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), Sindicato Rural de Arroio Grande, o Programa já teve duas edições proporcionando a qualificação dos jovens arroio-grandenses. Na manhã dessa quinta-feira (19), o Prefeito, Ivan Guevara, acompanhado do Vice-prefeito, Casca Silva receberam os representantes do SENAR: Cláudio Rocha-Diretor Técnico, Umberto Moraes- Coordenador de Formação Profissional, Giovani Bolzoni- Supervisor Regional acompanhados de Ladislau Silveira- Presidente do Sindicato Rural de Arroio Grande. A reunião em caráter institucional, serviu para alinhar a retomada do Programa Jovem Aprendiz no município, com previsão para retorno em janeiro de 2022. Em conversa, Claúdio Rocha, informou a possibilidade do Programa ser mantido de maneira permanente em Arroio Grande, diante do sucesso em edições anteriores. A porta de entrada para o desenvolvimento das ações passa pelo trabalho do Sindicato Rural que conta com a parceria da Prefeitura Municipal para o desenvolvimento do Programa, através da cedência de transporte para os alunos e funcinária para a limpeza e preparo da alimentação durante o curso. Na ocasião, os representantes do SENAR anunciaram a inserção do município no recebimento de 90 Cestas Básicas que serão destinadas para o público rural em situação de vulnerabilidade social. A ação contempla 162 municípios gaúchos sendo destinadas 8500 cestas básicas.