O Vice-prefeito, Casca Silva, participou na manhã dessa sexta-feira (23), da reunião da AZONASUL ocorrida no Salão Nobre da Prefeitura de Pelotas, sendo a segunda reunião presencial da entidade. Dentro da pauta, os representantes dos municípios da região trataram da atual situação envolvendo a retomada das aulas em formato híbrido. Os gestores destacaram o avanço da vacinação e a preocupação com o atraso do ensino e os seus reflexos para os alunos. O Vice-prefeito de Arroio Grande, destacou o retorno das atividades no município e as dificuldades em relação ao baixo índice de participação dos alunos e da retomada para aqueles que dependem do transporte escolar. Na ocasião Casca Silva, solicitou à AZONASUL um esforço na elaboração de uma campanha conjunta entre os municípios, conscientizando quanto ao retorno das aulas e que seja estabelecido um protocolo específico para o funcionamento do transporte escolar. O acendimento da chama crioula, previsto para acontecer no mês de setembro em Arroio Grande, também foi motivo de discussão entre os gestores municipais. Em relação ao assunto, Casca Silva, apresentou a solicitação da presença dos representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho em uma reunião da AZONASUL, pautando a necessidade de que seja estabelecido um protocolo que dê regramento para o evento. A urgência do debate sobre o tema a nível de região é considerado primordial pelos representantes dos municípios.
VISITA DO GOVERNADOR DO ESTADO
Encerrando a manhã de reuniões, os representantes da região receberam o Governador do Estado, Eduardo Leite. Cumprindo agenda na região, Leite participou da reunião e se pronunciou para os prefeitos, após receber um documento elaborado pelos municípios contendo às demandas da área da saúde em nossa região. Eduardo Leite, reafirmou as ações pontuais efetivadas pelo Governo do Estado, com destaque para a venda da CEEE que gerou um repasse de R$ 804 milhões para os municípios gaúchos (mais de R$ 1 milhão para Arroio Grande). Também foi informado pelo Governador, a garantia dos recursos para a construção do Pronto de Socorro Regional em Pelotas, que deve atender os municípios da região sul.