O trabalho realizado pelo secretariado de Arroio Grande tem ganho destaque não só no município. Através da conquista de novos espaços, a gestão municipal consegue ampliar suas ações e participar de decisões importantes que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Na última semana, a secretária de cultura de Arroio Grande, Anelize Carriconde, assumiu a Coordenação do CODIC (Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura), órgão que faz parte da Azonasul. Eleito pelos representantes dos 22 municípios, o conselho tem como suplente o secretário. de Cultura de Rio Grande, Luis Henrique Drevnovics e secretariando os trabalhos Leandro Dutra, de Jaguarão. Anelize tem várias tarefas a partir de agora "nosso Arroio Grande já está estruturado em seu sistema de cultura e temos que auxiliar os demais a também construírem os seus. Além disso, estão por vir recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, recentemente aprovadas, precisamos estar preparados para receber e distribuir esses recursos”- enfatiza Anelize. Na sexta feira 25, durante a Assembleia de Verão da Famurs em Torres, Anelize recebeu das mãos da Secretária de Estado da Cultura o Certificado de Adesão ao Sistema Estadual de Cultura. Até agora, 100 municípios do RS conseguiram esse Certificado por estarem com seus sistemas municipais estruturados, ou seja, o município possui Secretaria de Cultura, Fundo, Conselho e Plano de Cultura. A adesão ao sistema estadual traz inúmeras vantagens ao município principalmente ao que se refere a disponibilidade de recursos. O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Viríssimo de Britto Cunha, também conquistou um importante espaço e a partir de agora passa a fazer parte da nova direção do Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente (Condimma-Sul), assumindo como vice-presidente do conselho. O órgão garante uma vaga no Conselho Estadual de Meio Ambiente atuando de maneira permanente nas ações e questões que dizem respeito ao meio ambiente. O Condimma-Sul foi eleito com a seguinte nominata: Lauís Brisolara Corrêa - Prefeitura de Jaguarão (Presidente), Roberto Virissimo de Brito Cunha - Prefeitura de Arroio Grande (Vice-Presidente), Hugo Amaral - Prefeitura de Cerrito (Secretário Executivo), Camila Leal Bonilha - Prefeitura de Pelotas e Suelen Borges Manetti - Prefeitura de Piratini (Coordenadoras da Câmara Técnica).